BLOG

Sete aspectos importantes para saber como avaliar um terreno

SETE ASPECTOS IMPORTANTES PARA SABER COMO AVALIAR UM TERRENO

6 minutos para ler

O sucesso de qualquer empreendimento depende muito das características do local em que ele está instalado, afinal de contas, esses aspectos afetam muito a viabilidade de uma construção, bem como os custos gerados por ela.

Sendo assim, é muito importante saber como avaliar um terreno! A avaliação vai garantir ao investidor a segurança de que aplicar aquele empreendimento naquele local vai valer a pena.

Continue a leitura e conheça a importância dessa avaliação e quais são os pontos que devem ser observados nesse processo!

Por que é importante essa avaliação?

Esse processo se mostra importante porque, antes de começar um empreendimento imobiliário ou construir alguma edificação, é necessário garantir a viabilidade do projeto e verificar se ele terá um bom retorno financeiro.

É essencial definir o objetivo do investimento, pois muitas pessoas adquirem a área pensando em projetos para o futuro. Essa avaliação vale tanto para construções residenciais quanto para comerciais. Sendo assim, busque muitas informações para ter uma análise da aquisição do terreno.

Como avaliar um terreno?

É necessário conhecer o potencial do terreno e considerar todas as suas características físicas, bem como localização, infraestrutura, vocação imobiliária, limitações legais sobre uso e ocupação, entre outros aspectos. Assim, veja a seguir alguns critérios fundamentais para avaliar um terreno antes da compra!

1. Localização

Primeiramente, é preciso saber a localização onde você pretende comprar o terreno. Portanto, observe com atenção a região ou o bairro em que ele está localizado. Pesquise os anúncios de imóveis para encontrar aqueles que mais estejam de acordo com as suas necessidades.

Os bairros bons tendem a valorizar mais os imóveis ? assim como os que são ruins tendem a ter os seus terrenos menos valorizados. Uma região é considerada boa ou ruim em relação à condição de moradia do local, afinal, existem bairros e lugares bem localizados, mas que não são bons para se viver.

Por exemplo, verifique a proximidade com avenidas muito movimentadas ou até mesmo rodovias, bem como regiões comerciais que têm alto fluxo de pessoas e automóveis. Esses aspectos podem influenciar muito a qualidade de um lugar.

Verifique a infraestrutura da região. Considere fatores como acessibilidade, boas condições das vias públicas e do saneamento básico, disponibilidade de transporte público, qualidade e estrutura das edificações, empreendimentos já instalados ali e também a iluminação das ruas.

Também é muito importante conhecer a segurança do bairro. Portanto, verifique se existem postos policiais nas proximidades e câmeras de segurança. Pesquise na prefeitura os planos de investimento para aquele local, pois eles podem afetar a sua escolha e até tornar o seu empreendimento inviável.

2. Média dos preços da região

O preço do terreno é um dos primeiros pontos que devem ser avaliados. Muitas pessoas fazem essa pergunta para tentar saber se vale a pena investir naquele local. Sendo assim, pesquise sobre a média de preços na região em que você pretende começar o empreendimento.

Avalie as vantagens do produto em relação ao preço para saber se ele tem um bom custo-benefício. Sendo assim, tente localizar os terrenos próximos ou em bairros similares e consulte seu valor médio para tirar uma média e ver se está compatível com o que você pretende comprar.

3. Vizinhança

Para investir em um terreno, é muito importante conhecer a vizinhança, pois ela pode afetar bastante a qualidade de vida dos moradores. Sendo assim, busque conhecer o estilo das pessoas que já vivem ali e também os estabelecimentos comerciais ali presentes.

Para conhecer o bairro antes de comprar o terreno, visite o local, converse com as pessoas que moram ali, pergunte como é o lugar. Muitas vezes, uma boa conversa pode revelar ótimas características do local ? e até aquelas que não são descritas pelo corretor que está negociando a compra com você.

4. Características do terreno

Conhecer as características do terreno também é um ponto muito importante. Você não deve conhecer somente o tamanho da propriedade, como as dimensões e a área do lote. É necessário verificar a topografia, o tipo do solo e a incidência da luz ? fatores que podem influenciar bastante o projeto arquitetônico e os custos do empreendimento.

A topografia é essencial para verificar a necessidade de fazer a terraplanagem do terreno. É bom procurar a consultoria de um arquiteto ou engenheiro para saber se o lugar é bom para um investimento seguro.

Verifique também qual a viabilidade que o plano diretor da cidade determina para o terreno em questão, isto pode ser determinante no tipo de construção que ali pode ser construído.

5. Valorização

Há um outro aspecto que deve ser considerado: a possível valorização ou não do terreno. Ao comprar uma propriedade, é necessário conhecer as características que podem valorizar o empreendimento em uma possível venda ou que podem ocasionar um baixo retorno.

Sendo assim, para se preparar para possíveis prejuízos e também calcular os lucros, saiba que as coisas podem mudar e que é necessário visualizar o potencial do imóvel!

6. Documentação

A legalização do terreno também é uma questão que precisa receber atenção. Corra atrás dos órgãos responsáveis, sendo eles a prefeitura de sua cidade ou um cartório de registro de imóveis, para saber se o terreno tem as licenças exigidas pela lei e se o projeto foi aprovado.

Para conferir se tudo está de acordo com o que manda a lei, você pode ainda levantar essas informações em órgãos ambientais e empresas de água e luz.

7. Necessidade

Por fim, é essencial que você avalie a compra do terreno de acordo com a sua necessidade. Pense no que você pretende construir e se aquele local vai atender às suas expectativas. Muitas vezes, as pessoas até pagam um valor maior para conquistar aquilo que realmente está de acordo os seus interesses.

Existem outras metodologias para avaliar um terreno que podem variar de acordo com o local que você pretende comprar. Sendo assim, é muito importante que você procure uma empresa especializada para acompanhar os serviços imobiliários e garantir segurança na sua aquisição.

Um suporte profissional de uma imobiliária vai aliviar toda essa tarefa. Essa empresa ficará responsável por organizar toda a burocracia e documentação e ajudará na negociação, estabelecendo aquilo que for melhor para todas as partes.

© 2018 CRS Negócios - Todos Direitos Reservados